Richie Campbell

Richie Campbell é o nome artístico adoptado pelo maior cantor de reggae português da atualidade. 


Richie provém do seu nome próprio Ricardo e Campbell numa homenagem a dois dos seus artistas preferidos: Turbulence (Sheldon Campbell) e Admiral T (Chrissy Campbell). Apesar de muito jovem Richie apresenta já um longo e invejável currículo, onde se contam colaborações com Kymani Marley e a abertura do concerto de Nas & Damien Marley no Pavilhão Atlântico.
Tudo começou em 2004, quando se iniciou como vocalista dos Stepacide, mas foi em 2007 que se sentiu finalmente preparado para arrancar a sua carreira a solo e desde aí não parou.


Tem esgotado salas de norte a sul do país, fez uma tour na Alemanha onde atuou com nomes chave do Soundsystem internacional como Soundquake, Supersonic e Kanga Roots, e gravou com Kymani Marley, filho de Bob Marley, o tema “911”, nome da sua excelente banda de suporte – The 911 Band.

 

Atingiu o top de vendas da Soundquake, especialista do género e líder de vendas de Reggae em vinil, e foi convidado a editar um EP na série Optimus Discos, que além de “911” nos oferece hinos como “Blame It On Me” e “Missing You” . Estreou-se em álbum em junho de 2010 com “My Path”, disco que ofereceu na net e que ultrapassou os 25.000 downloads.


Em 2011 Richie Campbell dá nas vistas na Europa, e faz uma tour de 24 datas, com Anthony B fazendo chegar o seu imenso talento a países como Itália, França, Holanda, Espanha, Polónia, Austria, Bélgica e República Checa.


Também em 2011, Richie Campbell oferece-nos o single “That's How We Roll”, que é acompanhado por um videoclip filmado em dois dos bairros mais problemáticos de Kingston, Jamaica. O tão aguardado novo disco foi gravado entre Berlim, Miami e Portugal, e conta com a produção de nomes como Big Finga (produtor e baterista de Gentleman), Lil Boy Fresh (produtor de Anthony B) e Jason Farmer (produtor de Sean Paul & Estelle e de Kymani Marley).


Desde então, tem realizado e enchido as maiores salas do país e mundo por onde atua, com o sucesso aclamado pela crítica.
Richie invade o palco com 1 sonoridade única e com uma energia inigualável, fazendo dos seus espetáculos um verdadeiro hino ao reggae com uma performance surpreendente.