2010| Apresentada 25ª edição do Festival do Marisco

30. Jul, 2010

Os presidentes da Câmara Municipal de Olhão, Francisco Leal, e da empresa municipal Fesnima, Vítor Lopes, apresentaram à imprensa quinta-feira, dia 29 de Julho, a 25ª edição do Festival do Marisco, que decorre nesta cidade entre os dias 10 e 15 de Agosto no Jardim Pescador Olhanense. Mesmo em tempo de crise, espera-se a visita de cerca de 60 mil visitantes durante os seis dias de festa.

“Foram estes 25 anos que tornaram Olhão, uma terra ligada à pesca, na capital do marisco”, começou por dizer o edil olhanense, para quem não são só nestes seis dias que Olhão está em primeiro plano no que diz respeito a este tipo de produtos. “Começámos por querer divulgar a amêijoa e a ostra, os bivalves da Ria Formosa, conseguimos, e aos poucos o Festival foi ganhando a grandiosidade que hoje tem”, referiu Francisco Leal, para quem este é “um investimento de alta rentabilidade”.

A qualidade do Festival do Marisco é um dos pontos de honra da organização, que se orgulha de “nunca ter acontecido qualquer problema de saúde pública durante o Festival, para isso contamos com os serviços do nosso veterinário municipal e com os empresários que vendem o marisco durante o evento”, referiu o presidente da Fesnima, Vítor Lopes.

Ainda falando de comidas, o Festival do Marisco apresenta mais uma vez o Allgarve Gourmet, uma forma diferente de confeccionar os apreciados produtos do mar mas com um toque de requinte, confeccionados pelos chefs Fernando Fonseca, dos Hotéis Real (10 e 11 Agosto), João Antunes, do Vin Rouge (12 e 13 Agosto), Giorgio Damásio (14 Agosto) e Henrique Mouro, do Assinatura (15 Agosto) apresentam as suas sugestões num espaço junto à Ria Formosa.

A animação musical também é de luxo, ou não fosse este o ano das Bodas de Prata: pelo palco do Festival, durante as seis noites vão passar Platinum Abba (10 Agosto), Mickael Carreira (11 Agosto), Netinho (12 Agosto), Idolomania (13 Agosto), Xutos & Pontapés (14 Agosto) e Europe (15 Agosto). Um cartaz concebido com o objectivo de agradar a vários tipos de público, como refere a organização.

Sendo um “festival de cariz popular, em que toda a gente tem acesso devido à baixa dos preços da entrada, que já se verificaram no ano passado”, esperam-se muitos milhares de famílias todas as noites.

Este ano há uma novidade, precisamente destinada às famílias, mas não só: à entrada, quando adquirirem os bilhetes de ingresso, podem também comprar um chamado pack familiar que inclui 5 cervejas, 2 sumos, pão e manteiga. Dessa forma, impede que se desloquem a vários locais diferentes para adquirir os respectivos tickets.

Outra originalidade apresentada este ano é o facto de o Festival ter aderido às redes sociais e, para além de ter um site (www.festivaldomarisco.com) está também no Facebook e já com muitos fãs, onde decorrem passatempos para que os internautas possam ganhar entradas no Festival.

Este ano, haverá mais algumas centenas de lugares a poente do recinto, o que permitirá que mais pessoas possam estacionar as suas viaturas perto do local do Festival. A caneca cinzenta com a referência aos 25 anos é outra das novidades desta edição e que pode ser encontrada, tal como as dos anos anteriores, nos bazares existentes no recinto, que também alberga muito artesanato para apreciar e comprar.

“Estamos preparados para mais um grande Festival do Marisco, para uma grande festa e receberemos de braços abertos todos os que nos visitarem”, finalizou assim o presidente da Câmara de Olhão.



Comments

No comments yet... Be the first to leave a reply!

Add comment